Entenda como ir além de iniciativas pontuais de sustentabilidade pode trazer vantagens competitivas para o seu negócio

Sustentabilidade ponta a ponta: entenda como as empresas podem atingir patamares de sustentabilidade por toda a sua cadeia produtiva

Quando falamos de estratégias de negócio, é comum pensar em logística, finanças, vendas, marketing… No entanto, parte disso também deveria englobar planos de sustentabilidade empresarial – trazer processos menos agressivos para a natureza, otimizar a gestão de resíduos e melhorar o programa de logística reversa são atitudes que não trazer apenas uma relação mais sustentável com o planeta, mas que também são oportunidades para trazer mais competitividade para a sua empresa. Ao invés de encarar a sustentabilidade como uma área responsável por iniciativas, por que não transformar em um meio de encarar o negócio? Essa é a proposta da sustentabilidade ponta a ponta. Veja os tópicos que serão abordados:

  1. O que é o conceito end-to-end ou ponta a ponta?
  2. Como ter uma gestão sustentável da cadeia?
  3. PlataformaVerde e gestão sustentável da cadeia

 

O que é o conceito end-to-end ou ponta a ponta?

Quando falamos em end-to-end ou ponta a ponta, falamos de processos que pensam de maneira integrada, completa e transversal. É um conceito relacionado também à logística de uma organização, justamente por trazer a visão holística necessária para os negócios. Quando falamos em sustentabilidade, pensamos em deixar de investir em iniciativas pontuais e colocar esse conceito como parte do dia a dia da empresa. Ao invés de refletir apenas sobre uma parte do processo produtivo – como, por exemplo, o descarte de resíduos -, é preciso pensar na cadeia toda daquele produto ou serviço, passando também pelo dia a dia dos colaboradores, da extração de matéria-prima, do transporte, do armazenamento… 

 

Com esse tipo de estratégia, é possível:

  • Diminuir a pegada ambiental da empresa
  • Reduzir desperdícios
  • Aumentar índices de reciclagem
  • Melhorar o compliance
  • Melhorar a integração entre áreas

 

Como ter uma gestão sustentável da cadeia?

Aplicar a sustentabilidade de maneira transversal é um desafio grande, ainda mais se a empresa for uma multinacional. Algumas dicas podem ajudar a começar o processo:

 

  • Pense sobre o ciclo de vida do produto 

Existe alguma forma de ampliar o ciclo de vida do seu produto? Tem como ele ser mais durável? Existe a possibilidade de usar mais materiais recicláveis em sua composição? Seu transporte tem como gerar menos GEE, otimizando rotas de transporte? Após o uso do seu produto, seu consumidor encontra maneiras de descartar corretamente os resíduos? Essas perguntas são fundamentais para quem busca reduzir de maneira significativa o impacto ambiental. 

 

  • Reflita sobre seus fornecedores e parceiros: 

Se partes da sua operação forem terceirizadas, como transporte ou gestão de estoque, como ter certeza de que esses estão fazendo esforços para também trazer sustentabilidade ao negócio? Ou ainda: como se certificar de que são éticos ou tem licenças ambientais em dia? Muitas empresas acabam escolhendo fornecedores apenas pelo preço, mas não conhecem a sua operação. Nisso, estão sujeitas a riscos com trabalho escravo ou caminhões não autorizados, por exemplo. Isso se multiplica em cadeias mais complexas. O risco não é apenas reputacional: no caso de resíduos, por exemplo, a legislação deixa claro que há corresponsabilidade entre todos, inclusive o gerador. Entenda melhor sobre compliance ambiental neste vídeo:

 

  • Olhe para dentro da empresa

Como está o consumo de água e de energia das suas operações e do escritório? Como é feito o descarte de resíduos? Existe um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que dá conta de todo o lixo da operação? Somente a partir desse levantamento de dados que é possível tomar decisões acertadas. Por isso que usar um software pode ajudar a ter uma visão precisa de tudo que acontece dentro de uma fábrica ou do escritório. 

 

  • Logística Reversa: existem pontos de entrega do seu material?

Para as empresas que são obrigadas por lei ou decreto a fazer a logística reversa de seus materiais, há uma outra conta a se fazer. Como é feito esse processo? Como a empresa comunica para seus consumidores a necessidade do retorno desses materiais? Há Pontos de Entrega Voluntários (PEVs) o suficiente para garantir a volta desses materiais? As companhias têm uma grande responsabilidade em educar e criar uma infraestrutura mínima para facilitar a logística reversa. Isso é ainda mais importante quando falamos de resíduos perigosos, como medicamentos vencidos, pilhas e lâmpadas. Nesses casos, a atenção deve ser redobrada para construir um plano de coleta eficiente!

 

  • Integração entre áreas

Algo fundamental para garantir o sucesso da sustentabilidade ponta a ponta é a integração entre as áreas da empresa, assim como com fornecedores e consumidores. A comunicação e integração entre parceiros é fundamental: o esforço em conjunto de todos na cadeia traz vantagens para todos!

 

  • Use um software 

A digitalização pode ser uma enorme aliada nesse momento. Colocar uma rotina digital pode ajudar a companhia a unificar a sua visão de negócio, dando mais visibilidade para todos os processos e assim melhorando a gestão de dados. Isso se aplica tanto para a logística e sua gestão quanto para a área de sustentabilidade.

 

O que a PlataformaVerde pode ajudar?

A PlataformaVerde é um software de rastreio da cadeia produtiva que atua desde a extração de matéria-prima até o descarte de resíduos e processos de logística reversa. Nela, você consegue compartilhar informações e licenças com seus fornecedores e também entre outras filiais da mesma empresa, concentrando dados e ajudando a tornar a sua produção mais limpa. É possível gerar relatórios de gastos e resíduos, controlar seus CADRIs e reduzir suas perdas produtivas. Por isso, é uma ferramenta que pode ajudar a trazer a sustentabilidade de ponta a ponta!

Para saber mais informações, entre em contato: [email protected]

RESÍDUOS RECICLADOS:

818.071,513 ton

© 2020  |  Green Platforms  |  Todos os direitos reservados.

Privacy Preference Center